sexta-feira, 1 de março de 2013

O ponto

Ponto

O elemento mais simples é o ponto, pequena marca em determinado espaço que pode chamar a atenção do olhar, conforme sua posição (foco). Isolado, é elemento estático; combinado com outros pontos, pode-se transformar em dado sugestivo de movimentação e de ritmo.
 
Alguns artistas se utilizaram do ponto de maneira magnífica, dando a este elemento papel de destaque em suas obras.
Observe com atenção as obras a seguir:
 

 
Blessing of the tuna boats - Paul Signac



Paul Signac - Grand Canal Venise
 
 
 Port de Marseilles - Paul Signac
 
 
As 3 imagens acima são do pintor Paul Signac (França 1863-1935), que juntamente com Georges Seurat desenvolveram a técnica do Pontilhismo.  Uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura ótica nos olhos do observador (imagem).
 
As imagens a seguir são do também pintor frances Georges Seurat. (1859- 1891)

Rio Sena- Georges Seurat


 Domingo na ilha Grande Jatte - Georges Seurat
 
 
Agora observem as imagens seguintes. São do grafiteiro australiano James Cochran, conhecido como JimmyC. Com graduação e pós-graduação em Artes Visuais pela University of South Australia, JimmyC hoje é artista de rua de grande destaque em seu continente de origem, bem como também pela Europa e Asia. Com grande desenvoltura nos uso dos sprays de tinta, ele se utiliza da técnica do pontilhismo para grafitar em grandes murais de rua em Londres, onde reside atualmente.
 
Brick Lane, Shoreditch, Londres,  2010
 
 

Hasselt wall


 Mojo West night club 2005, Adelaide, Aerosol enamel
 
Outro artista que se utilizou do ponto em muitas de suas obras foi Roy Lichtenstein (EUA, 1923-1997), que procurou valorizar os clichês das histórias em quadrinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
Nos seus quadros a óleo e tinta acrílica,  reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos de uma técnica pontilhista conhecida como pontos Ben-Day para simular os pontos reticulados das histórias.

Landscape- Roy Lichtenstein
 
 
Nascer do sol - Roy Lichtenstein
 
 
 Celeiro vermelho - Roy Lichtenstein
 
celeiro vermelho 2 - Roy Lichtenstein
 
 
Is Gonna - Roy Lichtenstein


Escreva nos comentários qual obra você mais gostou e porquê? Não esqueça de colocar seu nome e turma.

Prof. Morgana

Fontes:
www.akajimmyc.com
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Roy_Lichtenstein