Texto para a 8a série.
As cores
Desde sempre, o homem reconheceu que a luz era muito importante para a percepção de tudo o que o rodeava, o azul do céu, o verde das plantas, o vermelho das flores ou do sangue dos animais... Porém, a explicação física do fenômeno não foi conhecida senão no século XIX. Dois séculos antes, em 1665, Sir Isaac Newton descreveu que a luz do sol podia ser decomposta em várias cores fazendo-a passar por um prisma de três faces. Isto produzia um espectro que ia do vermelho, passando pelo laranja, o amarelo, o verde e o azul até ao violeta.
Esta teoria foi o ponto de partida de vários estudos sobre a teoria da cor até aos nossos dias.
Sem luz não há cor. Só podemos ver a cor real de um objeto quando está iluminado por uma luz natural ou artificial. Por exemplo, quando a luz (composta pelas sete cores) incide sobre um objeto vermelho, as suas propriedades fazem com que das sete cores, seja refletida apenas o vermelho. Todas as outras cores são absorvidas.
Quando a luz incide num objeto branco, todas as sete cores que compõem cada raio de luz, são refletidas.
Quando a luz incide num objeto preto, todas as sete cores que compõem cada raio de luz, são absorvidas.
É por isso que no verão não se aconselha usar roupa preta: torna-se muito quente porque absorve todos os raios solares.
E como surge o arco-íris? O arco-íris resulta da decomposição da luz branca (tal como acontece com o prisma triangular). quando a luz atravessa as gotículas da chuva surgem as sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Para melhor entender as cores elas são assim resumidas:
Cores Primárias: São as cores puras, que parecem ter luz própria: Amarelo, ciano e magenta. Para facilitar o estudo costuma-se utilizar Amarelo, azul e vermelho.
Cores Secundárias: Obtidas a partir da mistura das primárias duas a duas: Laranja (amarelo+vermelho), roxo (azul+vermelho) e verde (azul+ amarelo).
Cores complementares: São aquelas que se encontram diametralmente opostas no círculo cromático. Azul e laranja, vermelho e verde e amarelo e roxo. São cores que apresentam o mais forte contraste quando estão lado a lado.
Cores análogas: São cores vizinhas no círculo cromático.
Cores neutras: São o branco, o preto e os cinzentos. Misturando o branco com o preto, gradualmente, obtemos uma vasta gama de cinzentos.
Cores quentes e frias: A cor influencia o estado de espírito e transmite sensações diferentes às pessoas. Associamos o calor ou no amor ao vermelho, laranja e amarelo, que são cores quentes.
Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes florestas, temos uma sensação de frescura e associamos ao azul, violeta e verde, que são cores frias.
Cores terciárias: São as cores obtidas da mistura de uma cor primária com uma secundária. Essa mistura só pode ocorrer quando na cor secundária existe a primária que será adicionada. Ficando assim:
Azul arroxeado
Azul esverdeado
Vermelho alaranjado
vermelho arroxeado
Amarelo esverdeado
amarelo alaranjado.
Monocromia é a variação tonal das nuances e matizes de uma determinada cor.
Policromia é o emprego de variadas cores com ou sem ordem estabelecida, causando um belo impacto visual.
:)
ResponderExcluirmuito boomm,gosteiii huhuhuhuhu
ResponderExcluir