segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

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Teoria das cores

A cor é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.
As cores fazem parte de nossa vida, e não podemos nem imaginar o mundo real sem elas.
A cor é um fenômeno físico gerado pela luz. Isaac Newton explicou que a luz do sol, embora pareça transparente ou branca, quando atravessa um prisma (poliedro em que duas faces são polígonos paralelos e côngruos e as outras são paralelogramos) de vidro se decompõe em sete cores: o espectro solar. É o mesmo que acontece quando observamos um arco-íris.
O efeito contrário é obtido quando observamos um círculo de sete cores girando rapidamente: as cores desaparecem e surge o branco.
Quando a luz atinge um objeto, uma parte dos raios luminosos é absorvida pelo objeto e se transforma em calor, enquanto a outra parte é refletida e atinge a nossa visão que a recebe em forma de cor. Ou seja, o que percebemos como cor é uma forma de reflexo.
O que parece amarelo é o que reflete só raios amarelos.
Já o preto absorve todos os raios e não reflete nenhum, o que faz com que um objeto preto exposto ao sol absorva muito mais calor que um objeto branco ou de cor clara. É por isso que nos dias de verão devemos usar roupas claras: elas absorvem poucos raios e conservam pouco calor.
E como surge o arco-íris? O arco-íris resulta da decomposição da luz branca (tal como acontece com o prisma triangular). quando a luz atravessa as gotículas da chuva surgem as sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.


Cores Primárias: São as cores puras: amarelo, azul e vermelho.
Cores Secundárias: Obtidas a partir da mistura das primárias duas a duas: Laranja (amarelo+vermelho), roxo (azul+vermelho) e verde (azul+ amarelo).
Cores terciárias:  São as cores obtidas da mistura de uma cor primária com uma secundária. Essa mistura só pode ocorrer quando na cor secundária existe a primária que será adicionada. Ficando assim:
Azul arroxeado
Azul esverdeado
Vermelho alaranjado
Vermelho arroxeado
Amarelo esverdeado
Amarelo alaranjado.


PONTO
Um ponto numa página em branco parece pouco, mas é muito diferenciador de uma página em branco. A utilização do ponto como marca gráfica é infinita.
É o sinal gráfico mínimo e elementar. Caracteriza-se por uma localização em um espaço.
Quando os pontos são multiplicados, seu poder de expressão e de comunicação amplia-se. Disposição, distanciamento, quantidade e cor também influem no efeito dos pontos sobre a superfície. Eles podem criar idéias, comunicar sensações, dar idéia de movimento, ritmo, luz, sombra, volume, atmosfera. Quando colocados em fila, por exemplo, criam a idéia de linha.

LINHA
A linha é uma marca contínua ou com aparência de contínua. Quando é traçada com a ajuda de qualquer instrumento sobre uma superfície, chama-se linha gráfica e é o sinal mais versátil, pois pode sugerir movimento e ritmo, comunicar sentimentos e sensações.
Os artistas plásticos exploram as possibilidades expressivas das linhas, principalmente pela maneira como realizam o contorno das figuras, transmitindo dinamismo, velocidade, ímpeto, harmonia, musicalidade, violência, agressividade, medo, dor...
As linhas definem figuras e formas. As figuras que têm dois lados idênticos são chamadas de simétricas.

PONTILHISMO
Pontilhismo é a técnica onde pequenas manchas ou pontos de cor são colocados lado a lado de maneira diversificada, levando à percepção de 
novas cores e sobras pelo observador. 
Nos lugares mais escuros das telas pontos pretos são maiores e estão em próximos. Já nos lugares mais claros, são menores e distantes. 
No pontilhismo, os artistas não utilizavam nenhuma linha para 
compor as cenas, apenas pontos. 
Muitas vezes só olhando bem de perto é que conseguimos perceber a estrutura de pontos. Para apreciar a obra como um todo, porém, 
precisamos nos afastar e olhá-la a certa distância. 
Muitos artistas usavam e ainda usam o ponto como elemento de base para sua criação. 
O sistema utilizado para a impressão das imagens de outdoor, que se chama offset, também se vale dessa técnica. 
O criador do pontilhismo foi o francês Georges Seurat. 

SUPERFÍCIE E TEXTURA
Ao desenhar ou pintar colocamos nossas marcas sobre uma superfície: papel, tela, cartolina, tecido, madeira, parede...
Quando observamos atentamente uma superfície, percebemos que suas características podem ser diferentes da impressão que nos deu à primeira vista. Uma superfície aparentemente lisa pode se mostrar, vista por meio de uma lente, com outra personalidade: enrugada, esponjosa, crespada, aveludada, acetinada, felpuda, granulada, ondulada. Esses aspectos da trama e do entrelaçamento das fibras que constituem a superfície são chamados de textura.
 A combinação de texturas diferentes num desenho ou pintura produz efeitos interessantes e surpreendentes.

PRÉ HISTÓRIA

Na Pré-História, o ser humano com traçados simples ao desenhar, pintar ou esculpir foi capaz de registrar acontecimentos de sua época fornecendo importantes informações sobre seu tipo de vida.
Para fazer pinturas nas paredes das cavernas (pinturas rupestres), ele utilizava os dedos e talvez pincéis simples improvisados, como tocos de madeira ou mesmo folhagens. Também produziu suas próprias tintas. Carvão, sementes, folhas vegetais, sangue e gorduras de animais eram as matérias-primas dessas tintas primitivas.
A figura humana aparece tanto em cenas do cotidiano da Pré-História como em suas cerimônias. A dança, os rituais e a caça são as ações humanas mais representadas nas pinturas rupestres.


A ARTE NO EGITO
Aproximadamente 3.000 a. C., nas margens do Rio Nilo

As artes no Egito Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos.

Pintura Egípcia
Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Estes desenhos eram feitos seguindo a lei da frontalidade: representação de pessoas com o tronco de frente, os pés, a cabeça e as pernas ficavam de perfil. Portanto, não era uma arte naturalista. Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos).
As tintas eram obtidas na natureza (pó de minérios, substâncias orgânicas, etc).

Escultura Egípcia
Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas de ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.

Arquitetura Egípcia
Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos. Com isso, conseguiram erguer obras que sobrevivem até os dias de hoje. Templos, palácios e pirâmides foram construídos em homenagem aos deuses e aos faraós. Eram grandiosos e imponentes, pois deviam mostrar todo poder do faraó. Eram construídos com blocos de pedra, utilizando-se mão-de-obra escrava para o trabalho pesado. As mais altas pirâmides construídas nesta época foram a de Senuseret III (78 metros) e a de Amenemhat III (75 metros).

ARTE GREGA
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.

Arquitetura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio -  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria

Pintura Grega
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.

Escultura Grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.

Revisão:

1- Diga quais são as cores primárias e secundárias.
2 - Quais são e como se formam as cores terciárias
3- O que é um ponto?
4 - Quando colocamos os pontos em sequencia o  que acontece?
5- O que é pontilhismo? Quem criou esta técnica?
6 - Quais materiais os homens pré históricos usavam pra desenhar?
7- Complete a frase “Grande parte das pinturas no Egito antigo eram feitas nas.............................................Estas obras retratavam a vida dos ..............., as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida .......................
8- Explique o que é a "Lei da Frontalidade" seguida pelos egípcios para retratar os humanos.
9- Quais são os três estilos de colunas utilizados nas construções gregas?
10- Os gregos eram excelentes escultores. Qual a característica mais forte da escultura grega?




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