CORES
A cor é importante para que
possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando
linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que
tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita
conhecer mais sobre suas possibilidades
Embora os efeitos estéticos
alcançados pelo preto e branco sejam muito apreciados, as cores fazem parte de
nossa vida, e não podemos nem imaginar o mundo real sem elas.
As cores exercem determinado
efeito sobre as pessoas e ajudam a compor e definir nossa personalidade.
As cores podem ter influência
psicológica sobre o ser humano, algumas estimulam, outras tranqüilizam, pois
são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente
refletem impulsos e reações para o corpo. Elas têm uma função simbólica muito
importante no nosso dia a dia. Quando associada a uma ideia, numa determinada
circunstancia, a cor funciona como um símbolo. Na nossa cultura, temos vários
exemplos muito conhecidos:
O preto está associado ao
mistério.
O branco remete a paz,
sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.
O verde simboliza esperança,
calma, juventude.
O vermelho ativa e estimula,
significa elegância, paixão, liderança. E assim por diante.
Chamamos de cores quentes
aquelas em que prevalecem os tons de vermelho, amarelo e laranja, e de cores
frias aquelas em que prevalecem os tons de azuis, roxos e verdes.
A cor é um fenômeno físico gerado
pela luz. Isaac Newton explicou que a luz do sol, embora pareça transparente ou
branca, quando atravessa um prisma (poliedro em que duas faces são polígonos
paralelos e côngruos e as outras são paralelogramos) de vidro se decompõe em
sete cores: o espectro solar. É o mesmo que acontece quando observamos um
arco-íris.
Quando a luz atinge um objeto, uma
parte dos raios luminosos é absorvida pelo objeto e se transforma em calor,
enquanto a outra parte é refletida e atinge a nossa visão que a recebe em forma
de cor. Ou seja, o que percebemos como cor é uma forma de reflexo.
O que parece amarelo é o que
reflete só raios amarelos.
Já o preto absorve todos os raios
e não reflete nenhum, o que faz com que um objeto preto exposto ao sol absorva
muito mais calor que um objeto branco ou de cor clara. É por isso que nos dias
de verão devemos usar roupas claras: elas absorvem poucos raios e conservam
pouco calor.
As cores se organizam de acordo
com sua relação com três cores principais, chamadas de primárias. Da mistura
das cores três cores primárias – amarelo, vermelho e azul – duas a duas surgem
as chamadas secundárias – laranja, verde e violeta. Entre si elas se
complementam por oposição. Cada uma das cores primárias tem sua cor
complementar. Sendo assim:
Amarelo e violeta
Laranja e azul
Verde e vermelho
As complementares são cores que se
atraem e se valorizam mutuamente, modificando a percepção que temos delas. Por
isso, quando colocadas lado a lado, alcançam efeitos de luminosidade máxima. Quando
misturada produzem o cinza neutro.
As CORES TERCIÁRIAS são obtidas da
mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Essa mistura só pode
ocorrer quando na cor secundária existe a cor primária que será adicionada,
ficando assim:
Azul arroxeado
Azul esverdeado
Vermelho alaranjado
Vermelho arroxeado
Amarelo esverdeado
Amarelo alaranjado
MONOCROMIA é o uso de uma única
cor e seus vários tons.
POLICROMIA é a utilização de
várias cores e tons em um mesmo trabalho.
CORES NEUTRAS podem ser
consideradas o preto, branco e a mistura deles, os cinzas.
O DESENHO DO CORPO HUMANO
Desde
a pré-história o desenho da figura humana sempre foi motivo de grande fascínio.
No
entanto, quando somos colocados diante do desafio de desenhar uma pessoa,
geralmente nos recusamos a enfrenta-lo porque julgamos a tarefa muito difícil.
Realmente,
não é das tarefas mais simples, mas não é tão inacessível assim, pois todos nós
podemos desenhar uma figura humana.
Modelo-vivo
Uma
das maneiras de estudar o corpo humano para produzir desenhos são os exercícios
com modelo-vivo, em que uma pessoa coloca-se em um local visível pelo artista
ou grupo de estudantes de arte para ser desenhada, permanecendo imóvel durante
certo tempo. Se o objetivo é capturar todos os detalhes da figura, o tempo deve
ser maior, se a intenção é registrar esboços de posições e movimentos, as poses
são mais rápidas.
Antigamente,
como não existia fotografia, quando alguém queria um retrato, devia posar como
modelo para um artista. Muitos pintores e desenhistas famosos utilizam modelos-vivos
para compor suas obras. Diversas vezes esses modelos posam nus, para que
pormenores como as dobras da pele e as marcações musculares não fiquem
escondidos por baixo dos tecidos.
Contornos
e volumes
O
corpo humano é uma figura tão Ímpar que apenas a indicação de seu contorno já
possibilita sua identificação.
Contorno
é a linha que mostra os limites do corpo. Pode ser chamado também de silhueta.
O volume e o espaço ocupado pelo corpo correspondem à massa muscular.
Muitos
artistas usam tanto o contorno e a silhueta quanto o volume do corpo humano
para criar obras inusitadas. É o caso do artista italiano Maurizìo Savini, que
usa goma de mascar para criar esculturas que retratam o corpo humano.
Proporções
do corpo humano
O
estudo das proporções feito por Leonardo da Vinci é muito importante para a
representação do corpo humano: ele estabelece relações entre as medidas de cada
uma de suas partes.
Seguindo
suas orientações, é possível desenhar uma pessoa sem deixá-la com braços muito
compridos, com pernas muito curtas, ou com a cabeça muito grande. Na teoria de
Da Vinci, O tamanho do corpo depende do tamanho da cabeça:
· Em um adulto, O corpo poderá medir entre 7,
5 e 8 cabeças;
· Se for uma criança, a proporção é diferente;
· Nos bebês recém-nascidos, por exemplo, o
corpo mede duas cabeças. Por isso a cabeça deles parece tão grande.
Mas
é preciso considerar que, em sua teoria, Da Vinci adotou uma figura idealizada
de "homem". Na realidade, as medidas não são tão rígidas. Elas
dependem não só da idade e do sexo, mas também da etnia e das características
familiares da pessoa. Além disso, há variações individuais dentro de um mesmo
grupo, porque cada ser humano é único.
As regras de proporção só devem ser usadas, portanto, como referência
inicial.
A
ARTE NA IDADE MEDIA
O
que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do
último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século
V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século
XV), pondo fim ao Império Bizantino.
Esse
período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla
intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como
a “Idade das Trevas”, a “Idade da Fé” ou a “Espessa noite gótica”.
Durante
a Idade Média (sec V a sec XV) a arte europeia foi marcada por uma grande
influência da Igreja Católica, tendo a religião como temática principal. A arte
medieval pode ser basicamente dividida em quatro tipos: paleocristã (primitiva), românica, bizantina
e gótica.
ARTE
PALEOCRISTÃ : é contemporânea à perseguição dos cristãos. Por isso, pode-se
encontra-las nas catacumbas onde eles ficavam escondidos.
ARTE
BIZANTINA : Arte da Igreja Ortodoxa em Constantinopla. Teve como carro chefe os
mosaicos, que representavam a bidimensionalidade. Essa construção bidimensional
fazia referência à imaterialidade de Deus.
CARACTERÍSTICAS:
- Frontalidade
-
Simetria, como representação da criação de Deus na Terra
-
Estaticidade
-
Cores vivas
-
Homens e mulheres representados da mesma forma
-
Representação da relação entre o homem e o poder divino nas mãos de Cristo
-
Diferentes proporções, representando a hierarquia divina
ARTE
ROMÂNICA
Esse
estilo prevaleceu na Europa na Alta Idade Média (sec XI a sec XIII). Uma forte
característica é o aspecto “pesado” das construções, tanto igrejas quanto
castelos. Havia forte presença de horizontalidade, com paredes grossas e poucas
aberturas. Já na pintura e na escultura, pode-se perceber um caráter
didático-religioso, através de afrescos, retábulos (peças de madeira que
traziam a história de Cristo) e iluminuras (imagens que ilustravam os textos
que eram escritos pelos copistas).
ARTE
GÓTICA
Mais
concentrada no período da Baixa Idade Média (sec XIII a sec XV). O gótico já
começa a apresentar algumas inovações. As construções sofreram algumas
alterações: a horizontralidade foi trocada pelas linhas verticais, para
aproximar-se do céu; as paredes ficaram mais finas e as janelas apareciam em
maior quantidade.
Na
escultura prevaleceu a retratação realista, caracterizou-se por um calculado
naturalismo que, mais do que as formas da realidade, procurou expressar a
beleza ideal do divino. A pintura retrata a leveza e a pureza da religiosidade,
com o nítido objetivo de emocionar o expectador. Caracterizada pelo naturalismo
e pelo simbolismo, utilizou-se principalmente de cores claras.
PRA RELEMBRAR...
1 - Quais são as cores primárias, secundárias e terciárias?
2 - Explique o que é desenho de modelo vivo.
3 - Quem foi o autor dos estudos sobre proporção do corpo humano?
4 - Qual a principal temática da arte na Idade Média?
5 - A arte medieval pode ser basicamente dividida em quatro tipos, quais?
6 - Qual a tecnica artistica mais utilizada no período Bizantino.
7 - Quais as principais características da arquitetura do período Romanico?
8 - Quais as principais caracteristicas da arquitetura do período Gótico?
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